A história da invasão europeia na América, ao final do século XIV, é carregada de um imaginário mítico que pouco a pouco se configurou em texto e imagem sobre os “descobrimentos” do Novo Mundo. De fato, à vista do europeu, havia se encontrado nas Índias Ocidentais (nome pelo qual também era chamado o continente americano) um mundo completamente diferente do seu. Um novo povo, uma nova fauna e uma nova flora... tudo era novidade aos que aqui aportaram – do inocente e rústico até o enigmático e o inexplicável.


Do século XVI ao XIX centenas de viajantes europeus, das mais diversas nacionalidades, produziram relatos sobre as terras brasileiras. Ao todo já são mais de 260 obras catalogadas, como manuscritos com memórias, crônicas, correspondências, diários e demais relatos de viagens e muitos registros iconográficos, como álbuns de desenhos que auxiliavam a "visualização" da paisagem escrita. O conteúdo dessas obras registram a fauna, a flora, a vida social e os usos e costumes da colônia portuguesa nos trópicos.

As imagens acima são da obra “A Viagem de Caspar Schmalkaden de Amsterdã para Pernambuco no Brasil”, importante documento de natureza descritiva sobre a “remota e mui famosa terra do Brasil”. O diário de viagem de Schmalkaden, artista alemão que veio a Nova Holanda (nordeste brasileiro sob ocupação holandesa entre 1630 e 1654) registra a seu modo, muitas vezes em tons pitorescos, a “exótica” paisagem social e natural que conheceu.

Ficou curioso com a história de hoje? A De Cara com a História te convida a conhecer o valoroso “Atlas dos Viajantes no Brasil”, no site da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (link abaixo).

Quer conhecer mais detalhes das obras desses viajantes? Elas já se encontram disponíveis na internet. Sugerimos a busca pelas seguintes obras. Pero Vaz de Caminha: “Carta ao Rei Dom Manoel sobre o achamento do Brasil” (1500) Hans Staden: "Viagem ao Brasil" (1557) Henry Koster: "Viagens ao Nordeste do Brasil" (1816) Johan Moritz Rugendas: "Viagem pitoresca através do Brasil" (1835) Johan Baptist von Spix e Karl Friedrich Philip von Martius: "Viagem pelo Brasil" (1823).
Por @robsoneolivro

Post a Comment